Presidente da FPrTE participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de outubro de 2023, o Presidente da Federação Paranaense de Tiro Esportivo e Diretor Financeiro da Liga Nacional de Tiro ao Prato, Acir Edling, esteve presente em Audiência Pública representando a LNTP na Câmara dos Deputados juntamente com representantes de diversas entidades do Tiro Esportivo, para debater a política do tiro esportivo no Brasil.

A Audiência Pública, no âmbito da Subcomissão do Tiro Esportivo, foi convocada para debater a temática “Política do tiro esportivo no Brasil: onde estamos e aonde queremos chegar?”, em atenção aos Requerimentos nº 69 e 70, ambos de 2023, de autoria respectivamente dos deputados Ismael Alexandrino e Delegado Fabio Costa.

Em sua fala, Acir destacou as dificuldades encontradas hoje pelos atletas do tiro em praticar o seu esporte, pois o acesso aos insumos para que tal finalidade seja alcançada, está limitado. E ainda, complementou que o tiro esportivo possui um estigma muito pejorativo quanto a sua atuação, que tem por finalidade apenas a prática saudável do esporte do tiro.

Se não tivermos munição, não teremos esporte do tiro no Brasil”, enfatizou Acir. “Nós precisamos da propulsão causada pela espoleta, que faz justamente a arma de fogo fazer o sentido. Não para matar, repito, mas principalmente para poder praticar um esporte tão saudável, como é o esporte do tiro esportivo”.

Citou ainda um evento internacional de tiro esportivo ocorrido recentemente no Brasil, onde atletas estrangeiros e dirigentes do tiro esportivo relataram que tiveram que esperar até 7 horas para liberação de seus equipamentos pessoais nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Reflexo de uma política dificultosa para a prática esportiva, mesmo que dentro de toda legalidade que a pauta exige.

Finalizando, Acir fez um apelo às autoridades políticas presentes na audiência, que olhem para o tiro esportivo como um esporte de alto rendimento, gerador de empregos e de renda, que exige do atleta muita dedicação e treinamento e que com certeza, tem uma alta contribuição social e econômica em nosso país.

Assista a reunião na íntegra, clicando aqui.

Na foto: Deputado Marcos Pollon, Acir Edling e Deputado Ismael Alexandrino

Fonte: Departamento de Divulgação da Liga Nacional de Tiro ao Prato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!