No dia 23 de agosto, o presidente da Comissão de Atletas da CBTE e da Comissão de Atletas da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF), Cassio Rippel, juntamente com mais cinco atletas, foi selecionado como novo membro do Comitê Diretor da Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo Cassio, tornar-se membro, representando a ISSF, é de suma importância para a próxima fase de implementação da Declaração dos Atletas em benefício da comunidade de atletas em todo o mundo.
A reunião em que os novos membros tomaram posse pela primeira vez foi realizada no último dia 30 de setembro, na sede do COI, em Lausanne, na Suíça. O encontro foi conduzido pela presidente do Comitê Diretor Sarah Walker, 2ª vice-presidente da Comissão de Atletas do COI, que abordou tópicos importantes sobre o status atual da adoção em nível mundial, a próxima fase de implementação do Guia-Prático desenvolvido pelo Comitê, analisando o histórico do Projeto e a abordagem de desenvolvimento do Guia-Prático.
“Como parte da Agenda Olímpica 2020+5, o objetivo é atingir 100% de adesão em nível mundial. Sabemos que esse número é muito ambicioso, mas a Declaração elenca os direitos e responsabilidades que os atletas sempre desejaram. Portanto, precisamos focar na sua total adoção em nível mundial”, afirma Cássio.
O presidente da CBTE e da Confederación Sudamericana de Tiro, Jodson Edington, destacou a importância da presença do atleta olímpico Cassio Rippel como membro do COI.
“Uma conquista inédita obtida por Cássio Rippel, que foi construída durante o período em que atuou intensamente como membro da Comissão de Atletas da ISSF, participando de reuniões técnicas e contribuindo com a atualização de regulamentos e adequações técnicas. O nível de confiança, credibilidade, de conhecimento atingido pelo Cássio, demonstra claramente sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do esporte olímpico e especificamente do tiro esportivo”, ressalta Jodson.
O dirigente enfatizou ainda o grande prestígio de Cassio não só na Comissão de Atletas, mas também com os dirigentes da ISSF e de diversos países do mundo.
“Além de representar os atletas da CBTE e da ISSF, ele representa também o Brasil e a ISSF no COI. Fiquei muito feliz e orgulhoso por termos um atleta brasileiro e sul-americano fazendo parte do Comitê Olímpico Internacional. Em nome de todos atletas e dirigentes do tiro esportivo do Brasil eu quero parabenizá-lo e desejar sucesso nessa nova missão”, completa.
A Comissão de Atletas do COI reúne um Comitê Diretor composto por 19 atletas membros oriundos de todo o Movimento Olímpico, sendo dez membros das Federações Internacionais, cinco das Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais (PANAM, EOC, OCA, ONOC, ANOCA), um da Associação Mundial de Atletas Olímpicos (WOA) e três da Comissão de Atletas do COI.
A Declaração dos Direitos dos Atletas cobre temas importantes como antidopagem, integridade, desporto limpo, carreira, comunicações, governança, não discriminação, devido processo legal e proteção contra assédio e abuso. O trabalho do Comitê Diretor agora será continuar a apoiar a sua adoção e especialmente a sua implementação, incluindo a sugestão de boas práticas, o apoio ao envolvimento e o desenvolvimento do Guia-Prático para apoiar todos os Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais de todo o mundo na implementação da Declaração dos 12 direitos dos Atletas.
Vale ressaltar que a Declaração dos Direitos e Responsabilidades dos Atletas é uma iniciativa histórica impulsionada pelos atletas. Descreve um conjunto comum de direitos e responsabilidades sempre almejada para os atletas do Movimento Olímpico. Foi desenvolvida por atletas e para atletas por meio de um processo de consulta mundial para beneficiar atletas globalmente. Os atletas estão no centro do desporto mundial e o COI quer continuar o seu esforço para fortalecer um apoio ainda maior, garantindo que a voz de todos seja ouvida.
Após a sua adoção da Declaração na sessão do COI, ocorrida durante os Jogos Mundiais da Juventude, em Buenos Aires 2018, ela foi conduzida pelos representantes dos atletas do Comitê Diretivo, foi moldada por 4.292 atletas de elite de 190 países e mais de 120 esportes.
Fonte: https://www.cbte.org.br/noticias/